Facebook YouTube Instagram
  • Rematrícula 2017
  • Problemas com o Moodle
  • Semana Pedagogia 2017
  • Vestibular 2018
  • Vestibular de Inverno 27-25-17
  • Pet Shop da FAEF
  • Liberação do Moodle
  • FAEFTV Youtube
  • Proibido Fumar no Campus
  • PÓS TODOS
  • Hospital Veterinario
  • TROTE
  • Banner Nuema
  • Campanha Curta Página Facebook FAEF
FAEF FAIT FAIP EDUVALE

 

 

- SINOPSE

A Psicologia Hospitalar vem sendo reconhecida cada vez mais na prática médica. As Instituições Hospitalares vem se abrindo e valorizando a concepção do trabalho inter disciplinar e multiprofissional, destacando para a atuação do psicólogo no processo de adoecimento. Adoecer compromete significamente a vida do ser humano, representa uma situação crítica na vida da pessoa onde o indivíduo terá de encontrar recursos para tal enfrentamento. Nesse cenário, o papel do psicólogo torna-se fundamental para a atuação junto ao paciente, família, equipe para o enfrentamento do processo de adoecer e suas implicações.

O Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar possibilita aos interessados o desenvolvimento de uma visão crítica do contexto hospitalar, articulando a prática a realidade à reflexão sobre a mesma,  desenvolvendo um visão integrada e crítica a respeito do trabalho, além da ampliação do saber teórico e do contato com as diversas possibilidades de atuação nesse campo (assistência, ensino e pesquisa)  capacitando assim, os profissionais interessados uma formação em visão crítica do contrato hospitalar.         

 

- OBJETIVO

 

Capacitar psicólogos a introduzir um diferencial na formação profissional do psicólogo para a atuação em instituições  de saúde, participando de ações desde a atuação básica até serviços de nível secundário e terciário da atenção a saúde. Habilitará o psicólogo a desenvolver atividades em diferentes níveis de tratamento com pacientes, familiares e equipes ligadas ao processo de adoecer visando à promoção e a recuperação da saúde física e mental.

 

- PÚBLICO ALVO

Psicólogos      

- MERCADO

Devido ao crescimento da valorização e as diversas especificidades que envolvem  a psicologia da saúde, deparamos com a  necessidade da criação de novas metodologias de pesquisas e estratégias de intervenção que possam ir de encontro, de modo mais amplo, eficaz dessa nova modalidade de atuação. Trata-se de uma área promissora, que está surgindo a necessidade de construção de novos parâmetros para a realidade contemporâneo na área.

A psicologia hospitalar é o que se apresenta como mais promissor nos caminhos rumo à perspectiva de uma nova dinâmica na prática clínica e por assim dizer, nos próprios sustentáculos, onde se constrói a psicologia contemporânea.

 

- CORPO DOCENTE

         - Especialistas

         - Mestres

         - Doutores

 

 

- EMENTA 1

Saúde e Doença, Politicar Práticas de Saúde, Assistência, Ensino e Pesquisa, Desenvolvimento Humano, Assistência, Ensino e Pesquisa no Contrato Hospitalar.

- EMENTA 2

Psicoterapias Breves, Técnicas de Abordagem Psicológicas, Ciclo de Vida, Psicoterapias Breves no contexto hospitalar, Técnicas de Abordagens do paciente hospitalizado.

 

- EMENTA 3

Introdução a Psicologia Hospitalar. Psicólogo e o Hospital, a prática clínica em psicologia da saúde, Os Caminhos da Prática Clínica na Psicologia da saúde, Em busca de conceitos e filmes.

- EMENTA 4

Equipe multiprofissional, interdisciplinar e suas complexidades, transdiciplinaridades na saúde, Ética e Bioética, Prática da Interdisciplinaridade. Equipes de Trabalho: capacitação, Trabalho Integral.

- EMENTA 5

Inserção do psicólogo no Hospital, avaliação psicológica em hospitais. O paciente hospitalizado. O psicólogo entrar no hospital. Tratamento integral ao paciente.

- EMENTA 6

Pediatria e Psicologia. Desenvolvimento Infantil; Aspectos psicológicos da criança hospitalizada; Neonatologia; Avaliação Psicológica na Pediatria; Urgência e UTI; Cirurgia Infantil (Pré e Pós Operatório); Aspectos psicológicos da família; Equipe multidisciplinar; Violência nas relações afetivas; Abuso sexual e pedofilia.

- EMENTA 7

Psico-oncologia: Introdução a Psico-oncologia; O adoecer e suas complicações; Abordagens terapêuticas em psicologia; Psicossomática e Oncologia; Qualidade de Vida, Cuidado Integral; Dor aspectos médicos e psicologia; A família: adolescente, sociedade e o câncer. Perdas e lutos; Cuidados Paliativos, Oncologia Pediátrica; Pós-tratamento, cura, recidiva e terminalidade; Técnicas de Enfrentamento, Bioética, Espiritualidade e Câncer.

- EMENTA 8

Cardiologia e Psicologia. Implicações psicológicas da cirurgia cardíaca no paciente adulto e infantil; Atendimento psicológico ambulatorial; Avaliação pré e pós  operatório; O trabalho do psicólogo ao paciente e a sua família em UTI; A atuação do psicólogo da reabilitação física; Considerações sobre o luto.

- EMENTA 9

Intervenção da psicologia nas diversas especialidades médicas: Possibilidades  da atuação da psicologia; Equipe multidisciplinar; Convivendo com a Doença Crônica; Intervenções Psicológicas; Atendimento Ambulatorial e suas implicações; Convivendo com as incertezas.

- EMENTA 10

Tratamento integral: Discutindo a vida, a morte e o morrer; Cuidados paliativos, assistência e terminalidade; Equipe de saúde, família-paciente um olhar para a humanização; Reabilitação psicossocial.

- EMENTA 11

Seminários. Apresentação de artigos científicos relacionados ao programa do curso, escolhidos pelo próprio aluno.

- EMENTA 12

Metodologia da Pesquisa Científica.

-EMENTA 13

Leituras Independentes

-EMENTA 14

Seminário de pesquisa e planejamento do projeto final.

 

FIES

Vestibular 2016
E-mail: vestibular@faef.br
Ligue Vestibular:
(14) 3407-8000
(14) 99850-1460
(14) 98165-9435
(14) 98165-9435
 
Revista Eletrônica Científica
Serviços

 

 

Calendário 2017

 

 

 

 

Grupo FAEF

 
Banner - Escola da Família
Banner Periodicos
Banner - Biblioteca Virtual
Banner - FIES
Banner - Prouni
© Copyright 2014, GRUPO FAEF - Resolução mínima: 1024px por 768px
Site desenvolvido por COMBR Soluções em Internet